Postagem em destaque

Sobre o Blog

Despretensiosos e singelos: é assim que vejo minhas crônicas e meus contos. As crônicas retratam pedaços da minha vida; ora são partes da ...

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Crônica - Parquet, parquetina


O chão da nossa casa brilhava. Dava gosto olhar o reflexo que vinha da porta da rua. Parecia espelho. Era de um vermelho vivo. Cimento queimado e alisado com vermelhão, trabalho artístico de pedreiro das velhas cepas.
Nossa casa era pequena. Me lembro vagamente, eu ainda era criança, dos quatro cômodos: dois quartos, sala e cozinha. O telhado, em quatro águas, sobressaia escuro e opressor nas noites de insônia. O forro de madeira só veio tempos depois e foi pintado de azul.
Nos fundos, do lado de fora, ficavam o banheiro, com esgoto ligado na rede pública, dois tanques de lavar roupas e um poço. O poço foi cavado com cinco metros de profundidade, em meio a uma pedreira. O Seu Luís, da vizinhança, e a mulher dele, Dona Maria, é que se encarregaram da obra de arte. Suas águas cristalinas abasteceram uma parte da cidade por longo tempo. Era um entra e sai de mulheres durante as tardes. Algumas carregavam duas latas, das de 20 litros. Gostava de ver as que enrolavam um pano branco na cabeça e andavam com destreza, com a lata equilibrada no alto do cocuruto, em perfeita sincronia com os passos firmes.
Na frente da casa, um jardim modesto, com algumas roseiras e margaridas. Havia também um pé de mexericas e, por fim, uma cerca de bambu divisando com a rua. Casa simples, acomodava pai, mãe e cinco filhos. Com o tempo, foi sendo ampliada, conforme as necessidades e conforme crescia a prole.
O piso vermelho era mantido a custo de muito escovão. Escovão de ferro, pesado, que ia e vinha com os braços fortes da minha mãe. Algumas vezes, ia e vinha com os meus braços, mas não ficava tão brilhante assim. Primeiro tinha que varrer a poeira. Depois, vinha a cera, espalhada, de joelhos, nos quatro cômodos. Cera Parquetina, vermelha e de odor muito forte; corante químico em forma de pasta. Ou liquefeita, o que era novidade. Vinha numa lata vermelha, redonda, com um quilo do produto. Um dançarino, com roupas e boné vermelhos, estampava a embalagem, saltando pelo piso escorregadio e limpo.
Tempos depois, estudante de direito, ouvi falar em parquet, designando os membros do Ministério Público. Fui então saber que a referência é antiga, dos tempos em que os procuradores e os juízes da realeza francesa atuavam sobre um piso de madeira, um tablado; enfim, sobre o parquet. Usavam vestes aristocráticas e uma peruca branca adornando a cabeça. O parquet elevava o funcionário, conferia-lhe status e poder frente aos comuns e rebaixados mortais.
A moda ficou, e até hoje ouvimos e lemos essa expressão. E muitos juízes, desembargadores e promotores ainda mantêm o vezo antidemocrático: atuam sobre um tablado de madeira, e ficam, nas salas de audiência, em posição superior aos advogados e às partes; quem quiser falar com eles, que olhe para cima. Não usam a palavra parquete, ou parquê, em bom vernáculo – a pronúncia francesa deve ser mais chique, imagino. Vestem a toga, uma capa preta de gosto duvidoso; todavia, pelo menos isso, deixaram a peruca branca de lado, o que é um avanço.
Pois, então: Cera Parquetina. Encerava o parquet propriamente dito e encerava também o piso de cimento da minha casa, o inesquecível vermelhão. Dava um trabalho danado, mas o resultado era brilhante.




18 comentários:

  1. Muitas vezes um pegava o escovão com outro sentado sobre ele, era divertido..
    Por estes dias, a Matriarca lembrou-se da cera que dava tanto brilho à infância!
    Parabéns pelas belas lembranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outros amigos relataram isso. Mas, confesso, essa brincadeira em não fiz. Abração.

      Excluir
  2. Ah, cada detalhe, tão perfeitamente descrito, que senti até o cheirinho da famosa cera! Meu maior terror era o dia que a mãe dizia que era hora de "raspar" a cera velha, pois o vermelhão
    já não estava bonito como ela gostaria!

    Evely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida era dura, não tínhamos as facilidades de hoje. Mas era uma vida alegre, sem violência e com mais solidariedade. Um forte abraço, Evely, muito obrigado.

      Excluir
  3. Morei nessa casa quando o banheiro ainda era um buraco no quintal...
    Quanto ao poço de águas cristalinas, lembro-me de uma misteriosa cusparada, cuja autoria só foi revelada uns 40 anos mais tarde, o delito já atingido pela prescrição. Parece que estou vendo agora o brilho da Parquetina refletindo a beleza da crônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Santino. Não me lembro desse banheiro, mas soube do evento misterioso tempos depois. Quantas histórias ... Abraços.

      Excluir
    2. Belas lembranças, Ezinho. Nós 3, mais novos, já pegamos dias melhores que os mais velhos. Nossos banheiros foram logo ligados na rede de esgoto... A menção do Parquet, e o destaque que proporcionava aos seus ocupantes me fez lembrar de alguns fatos. Deles, considero como até natural as mesas da escola do Quitinho, todas elevadas. Mas não me alegra lembrar de um ex-chefe, já nesse século, que usava um parquet "disfarçado", escondidinho atrás de sua mesa, para parecer mais ao alto quando chamava um SUBORDINADO para conversar. E o escovão, ah! o escovão....está bem guardado entre outras recordações lá no ranchino do fundo do quintal. Se lhe der saudades.... Grande abrfaço

      Excluir
    3. Bom, Celio, usar parquet para encarar o subordinado, na empresa, bom, creio que nunca vi isso... Que coisa!

      Excluir
  4. Há como me identifiquei com esses tempos!Me remeteu a minha saudosa Usina Monte Alegre no Sul das Minas Gerais.Porém a cor do cimento era verde o que me frustava muito,pois na casa dos vizinhos era i vermelhão que era mais bonito e aceitava melhor o escovão! Quando chegou o forro,esse sim também era azul e deu uma nova vida em nossa casa!Quanta saudade.Muito obrigado professor Ézio muito bom valorizar o que realmente vale a pena!Os momentos simples ao lado de pessoa especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everaldo, grande cantor de música popular! Solta a voz que só vendo! Sim, gosto reviver a infância, a juventude. Com todas as dificuldades, mesmo assim deixou saudades. Faz parte da nossa vida e não pode ser negada. Um forte abraço, meu querido.

      Excluir
  5. O modo simples e verdadeiro, intensificado nos detalhes como é mostrado no conto, transmite sua nostalgia aos leitores, possibilitando-nos uma aproximação com o passado e encontro com sua essência. Parabéns, professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Renan, pelo carinho. É sempre bom lembrar do passado, trabalhar com ele como se fosse presente - creio que o nosso futuro vai ser reflexo de um pouco de tudo isso. Um forte abraço e obrigado pela presença, Renan.

      Excluir
  6. Lembro-me do chão vermelho e brilhante na casa de minha tia,que saudades. Crônica muito feliz. Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Venha sempre, venha curtir essas lembranças boas da vida.

      Excluir
  7. Lembro da casa de minha tia, que ainda hoje o chão é de vermelhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e dá um trabalhão danado para manter esse piso brilhando...

      Excluir
  8. As mulheres carregando as latas com 20 litros de água e a limpeza com o escovão me fez lembrar do trecho do livro, quando Luzia Homem carregava uma parede nas costas e executava tarefas com uma perfeição que os homens não conseguiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado... Quantas delas carregavam lenha para o fogão, quantas carregavam cadeiras nas marcenarias. Quantas latas de água na cabeça... Sim, perfeitas lembranças.

      Excluir