Postagem em destaque

Sobre o Blog

Despretensiosos e singelos: é assim que vejo minhas crônicas e meus contos. As crônicas retratam pedaços da minha vida; ora são partes da ...

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Crônica - Canto de liberdade


Canto Lunar é uma linda canção, com inspirada letra de Denise Emmer, poetisa carioca. Cantada magistralmente pelo Grupo Tarancón, é melhor ainda. Fala da lua. Oh! Lua, que navega serena; que corre apaixonada. Lua que é das princesas; que é dos carroceiros, que é dos catadores. E também dos prisioneiros. Lua que é da cidade, que é da humanidade, que é  de quem quiser.

Aprendi a ouvi-la repetidas vezes. Linda música, que nos remete aos que lutam pelas liberdades. Com ela, meus pensamentos navegam de Ipanema até o Irã; passam por Saigon e pelo vasto Vietnam, seguindo a lua que enche o céu de luz neon. Com minha lua apaixonada, vou até as estepes; vou do norte ao oeste; do sul até o sudeste.
É mais que uma música, é um canto de liberdade. Oh! Lua, que brilha sobre os animais, fustiga o lobo e o lobo silva na mata, uiva na neve. Lobo de prata que silva na cidade; que uiva pela humanidade. Que uiva e silva onde quiser. Que repele o açoite, que repele as grades, num canto de liberdade!
A lua brilha nas duas Lençóis, a paulista e a baiana; brilha em Reykjavik e em Bangladesh. Brilha em Sarajevo e em Nova Delhi. Brilha sobre as mulheres de Atenas, sobre todas as mulheres, brilha nos subúrbios e nas favelas. Seu brilho se reflete nos cristais de quartzo dos caminhos do paraíso de São Jorge; o Luar de Agosto brilha na minha vida e nos meus belos horizontes.
Oh! Lua! Lua linda, que brilha pelos defensores, pelos que brigam contra os opressores. Brilha sobre os tabuleiros quadriculados e sobre os tambores. Ilumina os negros, os namoradores e os carregadores. Brilha pelos professores; brilha, enfim, por todos trabalhadores.
Ilumina as tundras e os apalaches, os serrados e os pampas. A lua é de quem quiser. Oh! Lua Rainha! Brilha nos céus de Diamantina. Brilha em todas as cidades. Brilha nos céus em guerra e derrama sobre os povos um luar de paz! Brilha pelas liberdades. Brilha pela humanidade!
Canto lunar é uma linda música, sem dúvida. Pode ouvir quem quiser.


Foto da super-lua em novembro de 2016, por Santino Frezza

4 comentários:

  1. Indiferente aos humildes ou poderosos, aos fracos e oprimidos, aos de nenhuma esperança ou aqueles que anseiam pelo romper da manhâ, aos que estão fartos ou aqueles que não sabem quando irão comer, às minorias, aos desiludidos, aos deficientes, aos idosos ou recém-nascidos, aos prisioneiros, aos doentes ou sãos...Brilha ela indiferente.
    Em todo seu esplendor e glória seculares!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita mensagem, Marcos. Poética e, acima de tudo, humana. Muito obrigado e bom final de semana.

      Excluir
  2. Caramba, professor... Que lindo texto. Isso é inspiração divina... só pode ser. Abraços.... (Blanco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Blanco, muito obrigado pela presença. Mas os méritos são todos da compositora carioca Denise Emmer, autora de Canto Lunar - eu apenas me deixei levar pela tocante poesia nela inserida. Um grande abraço, meu amigo.

      Excluir