Postagem em destaque

Sobre o Blog

Despretensiosos e singelos: é assim que vejo minhas crônicas e meus contos. As crônicas retratam pedaços da minha vida; ora são partes da ...

domingo, 12 de setembro de 2021

Poesia - Versos bárbaros

 

Nasci pelas mãos da parteira por não ser delfim,

embalado no papelão para não passar frio,

dormi no colchão de palha de milho (que macio!).

Colhi merda de burro pra botarem no jardim.

 

Cresci debulhando milho, carregando capim,

picando cana, me enchendo de joçá luzidio.

Nadei na terra solta como se fosse num rio,

numa lata de marmelada comi meu festim.


Feito hippie, tinha o símbolo da paz no pescoço,

tamancos nos pés, bolsa de couro e calça rasgada

que nunca nesse mundo pretendi ser um bom-moço.

 

Cabelos longos e barba grande, angu de caroço

vadiando livre na noite que me foi legada.

Nudista no sol de Trancoso, na paz sem sobrosso.

10 comentários:

  1. Olá,Ezio...
    Muito bom... um poema autobiográfico?
    Bárbaros porque falam da alma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que nos visitou. Muito agradecido por isso. Sobre o título: versos bárbaros sãos aqueles versos com mais de 12 sílabas poéticas (métricas); tentei fazer esses versos com 14 sílabas poéticas/métricas, daí o nome do poema. Sobre ser um poema autobiográfico... hummmmmmm... e agora? O que responder?

      Excluir
  2. Editei o texto por imperiosa necessidade:- sobrosso (medo, receio, temor, etc.) estava grafado com "ç". Peço desculpas.

    ResponderExcluir
  3. Versos brasileiros, com múltiplos sentidos até para o título, pois "Que bárbaro!" também é uma gíria do patropi...
    E Viva a Vida!

    ResponderExcluir
  4. E também, me lembrei dos "Doces Bárbaros"... show, filme, disco...
    "... com amor no coração
    preparamos a invasão...
    tudo ainda é tal e qual...
    e no entanto nada igual...
    alto astral, altas transas,
    muitas canções
    nossos planos são muito bons..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Doces Bárbaros! Bem me lembro! Era a marca do tropicalismo, com tanta gente boa, inesquecível.

      Excluir