Postagem em destaque

Sobre o Blog

Despretensiosos e singelos: é assim que vejo minhas crônicas e meus contos. As crônicas retratam pedaços da minha vida; ora são partes da ...

terça-feira, 21 de abril de 2020

Poesia - Poesias emprestadas

Não sabendo fazer poesia, pedi algumas, de empréstimo, para quem sabe da arte. Foi assim que meus amigos e poetas Clarice Villac, Marilene Duarte, Maurício Baptista Vieira, Santino Frezza e Tadeu Rodrigues, gentilmente, permitiram a postagem de hoje.


NICE

Alice,
vamos para Nice?

Ah, papai,
que maluquice!
Não seja malcriado,
hoje é feriado,
e lá na Nice
não tem mar.

Alice, filhinha,
não tem mar,
mas tem mer,
tem também
os peixinhos
de Matisse!

Papaizinho,
que tolice!
Nenhuma abelha
que eu visse
lá na Nice!

Alice, meu bem,
vamos para Nice...

Maurício Baptista Vieira


a cabeça virada para baixo não era
uma oração. uma timidez vencida
que só queria encarar o mundo sob
a luz amarela demais que caía do
poste.

o amor, naquela noite, tinha cabelos
compridos, sorriso distância, que
cabia na palma da minha mão. Cabia
o meu toque e algumas estrelas, talvez
todas.

Tadeu Rodrigues


rastro luminoso
permanece sob o sol –
segue o caracol

Clarice Villac



nas costas a casa
caracol itinerante
morada ambulante

Santino Frezza




E os dias são iguais,
lentos,
muito lentos...
se me apresso
tropeço nas horas
ultrapassando os
ponteiros do relógio
que também
se movem
len
ta
men
te...
Marilene Duarte


Clarice Villac é articulista, poeta especializada em haikai, ambientalista e incentivadora das letras; mantém os sites https://recantodossacis.wordpress.com/ e https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/, onde publica poesias, crônicas, críticas, fotografias e ensaios.
Marilene Duarte é advogada, publica poesias, crônicas, opiniões e fotografias no facebook em respirodapalavra.blogspot.com;  seu texto é refinado e se traduz numa síntese que capta a angústia da passagem do tempo com precisão e sutileza.
 Maurício Baptista Vieira é editor, advogado, Mestre em Letras e exímio enxadrista; publica no facebook e tem material mais do que suficiente para alguns livros. Poesia sensível, que má vontade de ter uma filha para chamar de Alice.
Santino Frezza é economista, auditor federal, articulista, historiador, poeta e fotógrafo. Publica no facebook, no site www.wikiaves.com.br e no blog https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/; suas fotografias são poesias da natureza.
Tadeu Rodrigues é advogado, escritor e comunicador; publicou diversos livros de ficção, entre eles Entrelaçadas, A grande peça, O colecionar de conchas e Sebastião e Clara, bem como de poesia, com destaque para A utilidade do rascunho; tem um interessante podcast, #podcastrabiscos #podcast, em conjunto com Jéssica Balbino.

4 comentários:

  1. O que dizer??? Você me premiou duas vezes. A primeira, com o convite e a gentileza da apresentação que fez, pois apenas gosto de brincar com as palavras. A segunda, oferecendo-me companhias de primeira linha, cujos escritos amei. Clarice e Santino, com preciosos haikais. Mauricio, com versos divertidos, de uma competente dança poética. Tadeu, cujas obras vou, certamente, conhecer, sabe desabotoar corações com sua sensibilidade. Meus aplausos a você, Ezio, pela iniciativa, e aos
    autores, pelo lindo presente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marilene, convenhamos: um time de primeira linha. A minha tarefa ficou fácil demais, prazerosa mesmo. E, de quebra, resultou em excelente proveito para o blog. Grande e forte abraço para você, Marilene.

      Excluir
  2. Agradeço muito pela lembrança e oportunidade de participar deste simpático e especial blog!
    A página assim composta ficou muito bonita!
    Delicada, sutil, e ampla nas interpretações, e até possibilita que a gente sorria, mesmo em tempos tão estranhos como estes que vivemos agora!
    Gracias!
    🙂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecido, Clarice Villac, pelo empréstimo. Minhas escolhas foram certeiras, tenho certeza: poetas excelentes, que sempre me brindam com a arte em estado puro. Grande e forte abraço para você.

      Excluir